Histórico de Ubaitaba

No dia 27 de julho de 1933 o decreto Estadual de número 8.567 reconheceu Ubaitaba como independente do município de Itacaré. O decreto foi recebido com grande festa pela população local que tanto lutou por essa autonomia política.
Duas semanas depois após o reconhecimento Estadual, dia 15 de agosto, uma grande festa marcou a inauguração oficial do município de Itapira e o sub-prefeito foi nomeado prefeito desse município.
Com a instalação do município, Itapira foi reconhecida vila outra vez e quatro anos mais tarde, 1937 passou a ser considerada uma cidade. Em 1938 Itapira compreendia o distrito-sede (Itapira) os distritos de Itajaí (Gongogi) e Destampina povoado de faisqueira e Piraúna. Possuindo nessa época uma população aproximada de 20 mil habitantes. Nesse mesmo ano, 1938, o nosso município perdeu o distrito de Destampona para Boa Nova (jequié).
Mas isso não impedia o desenvolvimento da nossa cidade que em 1943 conquistou a categoria de sede da comarca abrangendo diversas localidades, inclusive Itacaré, Aurelino Leal (na época com nome de Itaipava) e Gongogi. Ainda em 43, no último dia do ano, Itapira muda o topônimo em homenagem a atividade das canoas no município e recebe o nome indígena UBAITABA, que quer dizer "Cidade das Canoas"..
A mudança do nome se deu por causa de vários motivos, principalmente porque a denominação de Itapira não representava o município autônomo, já que esse nome foi estabelecido no período em que essa localidade ainda pertencia a Itacaré, além disso, no Estado de São Paulo existia uma cidade chamada Itapira.


Ubaitaba continuou sendo a sede do município que compreendia o distrito de Itajaí, que hoje conhecemos como Gongogí e o povoado de Tapirama. Com a emancipação de Gongogi em 1954, Ubaitaba ficou apenas com dois povoados, Faisqueira e Piraúna que mais tarde foram elevados ao distrito.